As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Ser Europeu
Liliana Castro




A Europa
e o Líbano

- 12-Aug-2006 - 18:58

O Líbano é o mais recente foco das atenções de todo o mundo. Autor ou refém de uma guerra que, como em todas as guerras, atinge os mais fracos. Importa por isso perceber que país é este, quais as suas relações com a Europa e que fragilidades permitiram que se tornasse o centro de uma guerra que o ultrapassa.

República presidencial, independente desde 1943, com uma população de cerca de 4 milhões de habitantes, a sua constituição data de 1926 tendo sido já várias vezes revista, sendo a mais recente revisão de 1989 que terminou com 15 anos de guerra civil. É maioritariamente importador e apresenta grandes défices ao nível da balança comercial.

A União Europeia é o seu principal parceiro comercial, seguida dos Estados Unidos, da China e da Síria. O Líbano encontra-se ainda em processo de adesão à Organização Mundial de Comércio, da qual é observador desde 1999.

Ao nível das relações externas o Líbano e a Comunidade Europeia estabeleceram relações pela primeira vez em 1977 com a assinatura de um acordo de cooperação entre a Comunidade Económica Europeia e a república libanesa, que entrou em vigor em 1978. Este país é também um dos mais antigos parceiros da rede euro mediterrânica de parcerias, que assume uma importância estratégica vital para a UE e é uma prioridade nas suas relações externas. Esta parceria inclui três principais áreas de actividade: ao nível político e de segurança, económico e financeiro e social /cultural.

Em relação à actual crise do Líbano as medidas da União traduzem-se, por um lado, num esforço diplomático, necessário mas nem sempre executável, e numa ajuda financeira que ronda para já os vinte milhões de euros para apoiar as vítimas libanesas e os refugiados em países vizinhos.

A nível político só quando o governo libanês tiver total capacidade para exercer a sua autoridade em todo o território se poderá encontrar uma solução definitiva.

No entanto, todas as tentativas de cessar-fogo, as visitas oficiais e boas intenções não passarão disso mesmo enquanto as questões de fundo que estão na origem dos problemas não forem encaradas de frente, como fortes ameaças ao mundo ocidental.

O problema que hoje se situa no Oriente estará brevemente bem mais próximo de nós.
Mais do que lidar com as consequências deste conflito será necessário tirar dele as devidas ilações. A capa diplomática não pode esconder a realidade do financiamento de grupos terroristas, os interesses financeiros e a hipocrisia de muitas relações entre os estados.

Encarar esta realidade agora será a melhor forma de evitar os conflitos do futuro.

liliana-castro@clix.pt
http://sereuropeu.blogspot.com
12.08.2006

Licenciada em Estudos Europeus
pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto




Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ler Artigos anteriores


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Websites Portugal por NOVAimagem