As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
Pesquisar

em
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Desporto
«É tudo uma sacanagem»
- 8-Jul-2010 - 18:44


A afirmação é do presidente da Federação Moçambicana de Patinagem a propósito da decisão do Comité Internacional de retirar a organização do Mundial a Moçambique

O presidente da Federação Moçambicana de Patinagem, Cândido Coelho, acusou hoje o Comité Internacional de Hóquei em Patins (CIRH) de “má fé”, por retirar a organização do Mundial a Moçambique, garantindo que contestará a decisão.

Na quarta-feira, o CIRH anunciou que a cidade argentina de San Juan será a organizadora do 40º Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em Junho de 2011, depois de, há um mês, ter retirado o campeonato a Maputo, devido a atrasos nas obras das instalações que receberiam a prova.

Em reação a esta decisão, o presidente da Federação Moçambicana de Patinagem considerou hoje a decisão de “má fé”, afirmando que os argumentos apresentados “não têm qualquer fundamento”.

Em Junho, o Comité Internacional de Hóquei em Patins referiu numa carta enviada às autoridades moçambicanas que o país não estava preparado para acolher o certame e apontava como exemplo a falta de comunicação entre as instituições moçambicanas responsáveis pela organização do evento e o Comité.

“Ninguém respondeu até agora” às questões relacionadas com prazos definidos pelo Comité Internacional de Hóquei em Patins, acusou na altura o órgão internacional.

“Não é verdade. Todos os preceitos que o Comité Internacional de Hóquei em Patins enviou a Moçambique foram cumpridos religiosamente e, a argumentação apresentada, pensamos que não tem qualquer fundamento. É uma coisa preparada com a Argentina”, disse hoje Cândido Coelho, adiantando: “A comunicação estava a fluir naturalmente. Na próxima semana, vamos apresentar uma contestação à Federação Internacional de Hóquei em Patins”.

Cândido Coelho acusou ainda a companhia Wallstreet de ter tentado apresentar contrapartidas com as quais o país não se identifica relacionadas com a transmissão televisiva do evento.

Segundo o presidente da Federação Moçambicana de Patinagem, a Wallstreet predispôs-se a pagar os 60 000 dólares (47.400 euros) correspondentes a direitos de transmissão que Moçambique como país acolhedor do campeonato devia desembolsar.

Mas, as autoridades moçambicanas recusaram a proposta por achar que tinham o dinheiro e pretender encontrar um parceiro nacional ou internacional que se responsabilizasse pela actividade.

Moçambique tinha disponível um milhão de dólares para cobrir as acções ligadas ao mundial. Até agora, gastou 80 000 dólares (63 200 euros), que pagaram as obras que estão em curso e trabalhos de assessoria, dos quais 20 000 dólares (15 800) foram depositados no Comité Internacional de Hóquei em Patins. Ao abrigo da norma do órgão, o Comité Internacional de Hóquei em Patins ficará com 5 000 dólares (3950) da verba, devendo em breve devolver o remanescente.

“É tudo uma manobra esquisita e de intenções. Estava tudo combinado” para que Moçambique não acolhesse o mundial, disse Cândido Coelho.

“Que nos tirem o Mundial, mas isso tudo foi uma pura sacanagem”, concluiu.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo

 
 Video Destaque
Ligações

Jornais Comunidades

 
Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Website Design Portugal por NOVAimagem