As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
Pesquisar

em
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Desporto
Oposição moçambicana quer que governo repense Jogos Africanos
- 20-Sep-2010 - 12:49


Crise no país leva o MDM a pensar que os previstos 190 milhões de euros sejam investidos noutras áreas

O Governo deve repensar a organização dos Jogos Africanos, orçados em 190 milhões de euros, devido à actual crise económica e social no país, defendeu hoje o MDM, terceira força política moçambicana, “porque não há vantagens”. Moçambique acolhe em Setembro de 2011 os X Jogos Africanos, também conhecidos como olimpíadas africanas, cuja organização está avaliada em 250 milhões de dólares (mais de 190 milhões de euros).

O investimento necessário para a organização da prova tem provocado muita polémica no país, cujo Estado é significativamente financiado pelo exterior para possibilitar a realização do evento.

As críticas acentuaram-se nos últimos dias devido aos gastos necessários para que o Governo consiga travar o aumento do custo de vida. No início deste mês, uma revolta popular causou 18 mortos e mais de 500 feridos, de acordo com fontes clínicas, além de mais de 200 detidos.

No último sábado, o Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA) apresentou oficialmente o “Cojito”, a mascote da prova, numa cerimónia que teve a presença do Presidente de Moçambique, Armando Guebuza.

Hoje, o MDM, o terceiro maior partido moçambicano, juntou-se às críticas e exigiu que o Governo “repense a organização dos Jogos Africanos, se há vantagens ou desvantagens”.

“A actual conjuntura complicada que o país atravessa impõe que o Governo repense as grandes obras, como os Jogos Africanos. Tem de se avaliar as vantagens e desvantagens deste tipo de empreendimentos”, disse o secretário-geral do MDM, Ismael Mussá.

Antes mesmo de um estudo sobre a viabilidade da competição, Mussá já tem uma resposta: “A experiência mostra que não há vantagem. Muito tem sido escrito a demonstrar isso”.

O secretário-geral do MDM atacou também a forma como o Governo está a implementar as medidas de mitigação da crise económica e social do país, “sem submeter à Assembleia da República um Orçamento Retificativo”.

“A lei orçamental já aprovada só pode ser alterada pela Assembleia da República, para permitir ao órgão condições de fiscalização”, enfatizou.

Para Ismael Mussá, o facto de o Governo estar alegadamente a furtar-se de apresentar ao parlamento as implicações orçamentais das medidas de mitigação do custo de vida revela que o executivo “desconhece o real impacto das medidas”.

“Falam de contenção para poderem reafetar para despesas urgentes, mas não sabem que poupança será obtida nem se será suficiente. Ou não sabem, ou estão a enganar-nos”, frisou Ismael Mussá.

O ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, afastou no último fim de semana a possibilidade de o Governo apresentar um Orçamento Rectificativo por as medidas aprovadas pelo Executivo para mitigar a crise estarem supostamente contidas nos limites do Orçamento já aprovado.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo

 
 Video Destaque
Ligações

Jornais Comunidades

 
Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Website Design Portugal por NOVAimagem