NCaster Has not been assigned a template for this catogory. This site is powered by Project ncaster
using defalts layout Dos principais objectivos, destaca-se a vontade de comemorar o Centenário da República com actividades desportivas que criem condições para uma competição sá e saudável, mas também que promovam a ocupação dos tempos livres e os hábitos de prática de actividades físicas e desportivas.

Das actividades previstas, destaca-se o encontro de mini-basquetebol no relvado do campo de Nossa Senhora d’Agonia a 3 de Outubro a partir das 14h30, mas também voleibol no pavilhão municipal de Santa Maria Maior no mesmo dia a parti das 09h00, um passeio de bicicleta no dia 4 de Outubro e um encontro de futebol jovem no relvado do Campo d’Agonia a 2 de Outubro.

De destaque é também a prova “12 Horas a Nadar”, que contará com o apoio da Associação de Natação do Minho na piscina municipal do Atlântico entre as 08h00 e as 20h00. Atletismo para os mais novos, caminhadas e a prática de diversas modalidades no relvado da Marina no domingo e uma pequena regata republicana a 2 de Outubro fecham o programa dinamizado no âmbito das Comemorações.

De lembrar que o programa, dinamizado pelo Movimento Cívico de Viana do Castelo “100 Anos de República” e pela Câmara Municipal, tem como ponto alto o dia 5 de Outubro.

Pelas 10h00, irá decorrer a cerimónia do hastear da bandeira nacional com a presença de um aluno de cada freguesia do concelho, dos presidentes de junta das 40 freguesias e ainda um desfile e um momento de poesia por António Neiva. Pelas 11h00, decorre uma romagem ao Cemitério Municipal para homenagear todos os republicanos e democratas e, no final, está previsto um almoço comemorativo no refeitório da Escola Secundária de Monserrate com animação musical.

Durante a tarde, pelas 15h30, há animação de rua pelo Centro Dramático de Viana denominado “Estação República”. Trata-se da 98ª produção do CDV e parte da Estação de Caminhos de Ferro e dos tempos conturbados que antecederam a chegada da República, descendo a Avenida dos Combatentes, relatando as vivências e vicissitudes da República, até desembocar na Praça da Liberdade, já nos dias de hoje.

À noite, pelas 21h30, está agendado um espectáculo com “Sons da República” no Teatro Municipal Sá de Miranda com a Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Oficina do Teatro do CCAM (Poesia), Cantadeiras do Vale do Neiva, os fadistas Rui Cunha e Maria Cunha acompanhados à guitarra portuguesa, Tuna de Veteranos de Viana e o cantor de intervenção Francisco Fanhais.