Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Estátua em basalto dos Açores homenageia imigração açoriana em Montreal
- 20-Oct-2010 - 11:06


Uma pedra de basalto maciço oriunda dos Açores, com o pássaro açor e o arquipélago gravados, é hoje inaugurada na cidade de Montreal, Canadá, como monumento em homenagem à imigração açoriana.


A estátua, de dois metros de altura e formada a partir da junção de quatro blocos de basalto, será hoje descerrada no chamado Parque dos Açores, localizado na zona do Bairro Português da cidade.

“As comunidades açoriana e portuguesa de Montreal podem ter orgulho neste monumento, pois é o reconhecimento da Câmara do contributo dos imigrantes vindos dos Açores na vida da cidade aos níveis social e económico”, realçou Emanuel Linhares, um dos elementos do grupo promotor do Parque dos Açores.

Na cerimónia, estarão presentes autarcas de Montreal, o cônsul geral de Portugal, membros da comunidade açoriana e outros portugueses e o principal benemérito doador da estátua, Roberto Medeiros, ex-vice-presidente da Câmara da Lagoa, da ilha de S. Miguel, actual presidente da Associação Mosaico Cultural e Solidária de Lagoa, Açores, EUA e Canadá.

Porém, nenhum representante do Governo Regional dos Açores assistirá ao evento, o que, segundo explicou Emanuel Linhares, se deveu a um pequeno lapso.

É que, conforme elucidou, as incertezas iniciais sobre a marcação da data da cerimónia conduziram à impossibilidade de fazer um convite formal ao Executivo regional.

Linhares negou existir qualquer fricção com o Executivo açoriano, “pelo contrário, o Presidente do Governo Regional Carlos César, deu total apoio à ideia do Parque dos Açores em 2007”, acrescentou.

A construção de um jardim em homenagem aos açorianos - o qual acabaria por ficar situado na confluência de ruas onde os primeiros imigrantes açorianos chegados a Montreal procuraram residência – era um sonho antigo da comunidade.

Após várias ideias, em 2007 um grupo de quatros açorianos de Montreal – Emanuel Linhares, Norberto Aguiar, Natércia Rodrigues e Armando Loureiro - resolveram avançar com um projecto junto da Câmara e do bairro respectivo Plateau Mont-Royal, o qual recebeu apoio de Michel Prescott e da portuguesa Isabel dos Santos (vereadores na altura) e a dedicação do arquitecto Gilles Roy até à execução final.

Aquele plano deu origem à concepção e construção do parque actual, o qual, para ficar completo, teve de esperar pela pedra que hoje é inaugurada.

Emanuel Linhares e Armando Loureiro, no decurso de uma deslocação aos Açores no final do ano passado, estabeleceram os contactos finais com Roberto Medeiros para a escolha e o transporte da pedra.

O Parque dos Açores de Montreal fica situado na Avenida Hotel de Ville, a sul da Rua Rachel, dentro da zona demarcada do Bairro Português e a poucos quarteirões do “Parque de Portugal”.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO