Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Brasil, Cabo Verde, Guiné e Angola sobem no ranking de liberdade de imprensa
- 20-Oct-2010 - 19:47


Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola são os países lusófonos que subiram no ranking mundial de liberdade de imprensa divulgado hoje pela organização não governamental Repórteres Sem Fronteira (RSF).


O Brasil subiu 13 posições em relação ao ano passado, e ocupando agora o 58º lugar no ranking e, segundo a organização, esta melhoria de posição ocorreu graças a uma "evolução favorável na legislação" do país.

A ausência de violência grave contra a imprensa e uma maior sensibilização do poder público no Brasil relativamente ao acesso à informação também ajudaram a este salto do país.

Apesar da subida de posição, a organização indica que no Brasil ainda há problemas na execução do trabalho jornalístico, como a “censura prévia”.

Num capítulo intitulado "Crescimento económico não quer dizer liberdade de imprensa", o Brasil foi o único a evoluir no ranking entre o grupo dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China); Índia está em 122º na lista, Rússia em 140º e a China em 171º.

Angola também subiu no ranking, ocupando o 104º lugar (119º no ano passado), mas mantém ainda muitos problemas no que respeita à liberdade de imprensa.

O relatório aponta que a ONG ficou chocada com a morte, em Setembro, do jornalista Alberto Chakusanga, um crítico do Governo angolano –, da Rádio Despertar.

O documento aponta que a situação da liberdade de imprensa em Cabo Verde (44º lugar em 2009 e 26º em 2010) e em São Tomé e Príncipe (sem avaliação listada no ranking) é satisfatória.

Já a Guiné-Bissau, apesar de ter subido no ranking (92º lugar em 2009 para 67º em 2010), a ONG indicou que é somente uma recuperação do desempenho desastroso do ano anterior.

Neste país africano, a imprensa ainda sofre intimidações de grupos criminosos, sobretudo ligados ao tráfico de drogas, referiu o documento do RSF.

Moçambique, ao contrário, desceu no ranking do RFS, passando do 82º lugar, em 2009, para 98º em 2010 e apresenta vários problemas relacionados com a liberdade de imprensa.

A ONG Repórteres Sem Fronteiras condenou as ameaças de morte enviadas por mensagens de texto (em Maio de 2010, atribuídas alegadamente a apoiantes da RENAMO) para Salomão Moyana, editor do semanário Magazine Independente, editado em Maputo.

Timor-Leste também caiu no ranking entre 2009 e 2010, passando do 72º lugar para o 93º, assim como Portugal, que passou do 30º lugar para 40º.

No topo do ranking de liberdade de imprensa – entre os 178 países analisados - estão, empatados em primeiro lugar, Finlândia, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Na outra ponta da lista, estão Turcomenistão (176º), Coreia do Norte (177º) e Eritreia (178º).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem