Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa comemora 25 anos de vida
- 23-Oct-2010 - 11:48


A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) comemora segunda-feira, em Lisboa (Portugal),25 anos de existência, com múltiplas eventos e uma reunião alargada da comissão executiva, quando reúne já 34 cidades onde residem mais de 30 milhões de pessoas.


O dia de comemorações engloba acções como a assinatura de um protocolo entre Lisboa e Salvador da Baía sobre organização de grandes eventos desportivos, a cerimónia de início da futura sede, que será comum à Casa da América Latina, e o lançamento de um livro.

“O livro faz uma retrospectiva histórica da UCCLA desde o seu nascimento”, assinalando alguns passos importantes até hoje, quando a união, que incluiu muitas cidades antigas capitais conta já “34 cidades e mais de 30 milhões de pessoas”, explicou Anacoreta Correia, secretário geral da UCCLA.

A preparação da Assembleia Geral da organização, que vai decorrer a 10 de Maio em Luanda, é outro dos pontos da agenda da reunião da Comissão Executiva, adiantou o responsável.

As acções da UCCLA desenvolvem-se a nível institucional, favorecendo o relacionamento e actuação conjunta, de que é exemplo a candidatura da Cidade Velha em Cabo Verde, a património mundial da humanidade, mas também cultural, de cooperação técnica e até na reabilitação urbana, com alguns projectos emblemáticos, como a construção do palácio presidencial em Dili.

Na reunião de segunda-feira, Anacoreta Correia adiantou que vai ser discutida mais uma vertente de cooperação, que é a construção de redes temáticas, por exemplo na protecção civil e a reabilitação urbana.

A presidência da UCCLA pertence, até à próxima assembleia geral, a Salvador da Baia, e as vice-presidência foram atribuídas a Maputo e Macau.

Na reunião especial da comissão executiva da próxima segunda-feira, participam ainda Guimarães pelo lado da Europa, a Câmara Municipal de Lisboa, que, como “mãe” da organização, é convidada permanente, Luanda, onde se vai realizar a próxima Assembleia Geral, em representação das empresas a GALP, o presidente da câmara da Cidade da Praia, que é presidente da assembleia geral, e um representante da Caixa Geral de Depósitos, que preside ao conselho fiscal.

No âmbito do dia de comemorações, os representantes da UCCLA são ainda recebidos em audiência pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

O dia termina com um espectáculo comemorativo dos 25 anos, “A Viagem do Fado” no Teatro Tivoli, associando-se à candidatura do Fado a Património Imaterial Cultural da Humanidade.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem