Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Alunos na Alemanha encontram-se também privados do ensino do Português
- 23-Oct-2010 - 18:05


A propósito da noticia aqui publicada e intitulada "Cerca de mil alunos em França sem aulas de português, afirma o PSD", recebemos de Filipe Matos, Presidente do Conselho de Pais de Pforzheim, uma resposta (que a seguir se reproduz na íntegra) sobre a actual situação na vizinha Alemanha, “em tudo semelhante”.


«Um pouco por todo o país, alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos encontram-se actualmente privados do ensino de Português, alegadamente pelo facto de ainda não terem sido contratados professores nos lugares em falta.

Só no sul da Alemanha (estados de Baden-Württemberg e Baviera), o numero de alunos afectados ascende a mais de 400, ao centro e norte da república o cenário repete-se.

Todos os contactos com a Coordanação Geral do Ensino da Embaixada Portuguesa em Berlim têm sido infrutíferos, coincidindo com a ausencia de qualquer tipo de comunicação para com as Comunidades e Conselhos de Pais afectadas, pelo que não se vislumbram perspectivas de que o problema venha a ser resolvido brevemente.

Convém igualmente referir que no estado de Baden-Württemberg, para além dos subsídios atribuidos em função do numero de cursos de Português administrados, as infraestruturas escolares são cedidas gratuitamente pelas entidades locais, regalias que estão em risco de ser irrevogávelmente retiradas caso as salas de aula não sejam brevemente aproveitadas.

Tudo isto coincide com o encerramento dos Serviços de Apoio Regional ao Ensino, outrora integrados nas respectivas áreas consulares e exercidos por um professor destacado para a função, para além do facto do posto de Coordenação Geral em Berlim acima referido ter passado a contar com dois funcionários em vez dos quatro anteriores.»


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO