NCaster Has not been assigned a template for this catogory. This site is powered by Project ncaster
using defalts layout Os dois governos assinaram um acordo para o efeito na quinta-feira, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades são-tomense.

O acordo define todo o primeiro semestre de 2011 como período para conclusão das obras e apetrechamento em materiais e equipamentos e capacitação dos quadros para trabalharem nesse novo laboratório.

"Fazemos votos para que ele seja tão bem sucedido como os demais projetos que compõem a extensa pauta da cooperação brasileira", disse Artur Mayer, embaixador brasileiro acreditado em São Tomé e Príncipe e signatário do acordo pela parte brasileira.

O apoio brasileiro ao programa do Ministério da Saúde são-tomense de luta contra a tuberculose surge numa altura em que aumenta o número de casos da doença no arquipélago.

"Só neste ano, já temos pelo menos 70 doentes com tuberculose e, assim sendo, há necessidade de uma descentralização das acções de luta contra a tuberculose e melhorar os diagnósticos destes doentes", disse à Lusa a médica Alzira do Rosário, coordenadora do Programa Nacional de Luta contra a Tuberculose.

Para o Governo são-tomense, a construção, equipamento e formação de técnicos para trabalhar neste laboratório "é uma mais valia no esforço que o país vem fazendo" para dar resposta ao programa lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o combate à tuberculose como uma "emergência global".

"Este apoio do Governo brasileiro ao nosso programa de luta contra a tuberculose é mais um elemento importante no esforço comum que nós fazemos para combatermos essa doença", explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Salvador dos Ramos, que subscreveu o acordo pela parte são-