As Notícias do Mundo Lusófono
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
Última Hora:


em


» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Lorosae
» Comunidades
» CPLP

 
Informação Empresarial



 » Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso


» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios





Comunicados
Capital da Cultura do Eixo Atlântico

Abre amanhã (03 de Junho) ao meio dia nos Antigos Paços do Concelho, a “Capital da Cultura do Eixo Atlântico” de Viana do Castelo. A vasta programação que, durante os meses de Junho e Julho, faz de Viana do Castelo a “Capital da Cultura” inclui música, teatro, encontros, espectáculos multimédia e culturas urbanas, com concertos gratuitos, ateliers de graffitis e breakdance.


A programação apresentado culturas transfronteiriças dos municípios portugueses e galegos do Eixo Atlântico. Já a partir de hoje e até dia 08, decorre o Encontro de Ceramistas do Eixo Atlântico com vários artistas portugueses e galegos e a abertura da Exposição de Cerâmica nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República. Este encontro conta com mais de duas dezenas de ceramistas e inclui participações do ensaísta Alberto Augusto Miranda, de Gabriel Cunha, formador na área de artesanato, e Isabel Maria Fernandes, investigadora na área da cerâmica, conservadora do Museu de Olaria e directora do Museu Alberto Sampaio.
Paralelamente, abre também ao público, no Espaço Cultural do Estação Viana Shopping, a Exposição de Pintura Luso-Galaica. Amanhã, o dia termina com a iniciativa “Filó-Café”, um momento de tertúlia sobre “A sustentabilidade da Arte\", no Axis Viana Business & SPA Hotel, às 21h30.
No dia 04 de Junho, decorre uma visita à Fábrica da Louça Regional de Viana, pelas 10h00 para profissionais e às 11h00 para o público em geral. Ainda no âmbito do Encontro de Ceramistas do Eixo Atlântico, decorre um Ritual de Raku (técnica de cozedura cerâmica japonesa) na Porta Mexia Galvão, pelas 22h00, seguindo-se uma Queimada Galega na Porta Mexia Galvão, às 24h00, uma tradição secular galega da cultura celta. Trata-se de uma bebida alcoólica da Galiza feita à base de aguardente, açúcar, casca de limão e grãos de café, que se bebe seguindo o ritual pagão de “conxuro”, uma espécie de lengalenga para libertar dos males.
No próximo final de semana, entre 09 e 12 de Junho, o Centro Histórico recebe a Feira Medieval, recriando um ambiente medieval que transportará habitantes e visitantes para o longínquo ano de 1258, sob o reinado Afonsino, com bancas de mercador espalhadas pelas ruas vianenses, um monumental desfile de abertura da Feira Medieval, divertidas animações de rua em que participarão, no total, mais de 220 pessoas, entre actores, músicos, bailarinos e figurantes, prometem muita animação.
Entre os dias 17 e 19, Viana do Castelo acolhe, no Jardim Público, a Mostra Etnográfica do Eixo Atlântico. Trata-se de um evento resultante de parceria de dois que se realizavam em Viana do Castelo e que irá envolver sete Grupos de Folclore, filiados na AGFAM (Associação de Grupos de Folclore do Alto Minho – Viana do Castelo) e sete grupos galegos. Com o Festival, a organização pretende fomentar, desenvolver e sedimentar as relações entre grupos, intervir na divulgação de aspectos monumentais, etnográficos, gastronómicos e outros considerados de relevante e importância turística de cada um dos locais dos grupos visitantes.
Do programa destaca-se o Desfile a partir das 21h30, que corre a Avenida dos Combatentes e termina no Jardim, junto às tasquinhas, onde vai decorrer a animação nocturna, em formato livre, com destaque para o garrido dos cantares, colorido das danças, vivacidade das músicas de cada Grupo participante, dando largas à animação popular e proporcionando a divulgação de produtos gastronómicos da região e local de origem de cada Grupo. No sábado e no domingo, na Praça da República decorre uma pequena exibição de todos os grupos participantes mas o maior destaque vai para a Gala do Atlântico a partir das 22h00, que contará com a participação dos sete grupos convidados da área do Eixo Atlântico.
Paralelamente, no primeiro andar dos Antigos Paços do Concelho, pode ser visitada a Exposição de Trajes do “Eixo Atlântico” e a cidade anima-se depois com as Culturas Urbanas com moda, dança, música e uma LanParty. Assim, a 22 de Junho, na Praça da República, decorre um desfile de moda a partir das 22h00 e, no dia seguinte, “Vi Ana na Praça” com música, imagem, moda (manequins vivos) e um Projecto Solidário, às 22h00, sendo por isso um grande espectáculo multimédia ao ar livre e que contará com a presença do DJ Vítor Coutinho.
Já a 24 e 25 de Junho, o Festival de Hip-Hop promete animar a Praça da República. Com entrada gratuita, estão confirmadas as presenças, a 24 de Junho, de Mondo Segundo (Dealema), Woyza, Rey, Payo Malo e M7&Capicua e de Mind Da Gap, Puto Coke, Sagaz, Gran Purismo e Solido Rockerz a 25 de Junho. Paralelamente, invadem a Praça da República os sons dos DJ Limbo, Roty 340, Alpha HLV e DJ Gus e com os graffitis de Palhas e DOC (Porto), Paco Kintas (Porrinho) e com o break dance de “Gaia Breakers e Black Shadow, para além de ateliers de rimas, dj’s, brakdance e graffitis durante os dois dias.
A programação segue em Julho, com a IX Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, uma exposição com trabalhos do Prémio Eixo Atlântico – Prémio Jovens Talentos Luso-Galaicos e que está a percorrer 25 cidades portuguesas e galegas.
De 02 a 17, tem lugar a já tradicional Feira do Livro, este ano na sua 31 edição e dedicada à literatura luso-galaica. Com as mesmas datas, decorre o Festival de Música Celta no Jardim da Marina, que integra várias representações oriundas desta região transfronteiriça e que pretende, acima de tudo, afirmar o carácter actual e diverso das culturas de cariz tradicional. Este Festival de Música Celta conta com a presença de vários nomes de grande relevo na música de raízes desta região, bem como de algumas propostas em plano emergente que caminham a passos largos para a sua afirmação.
A voz inconfundível da galega Uxía inaugura o palco do festival no dia 2 de Julho, com a apresentação em primeira mão de “Meu Canto”. A tradição rejuvenescida dos Galandum Galundaina, a sonoridade mais modernista dos galegos Marful, a fusão galaico-portuguesa dos Assembly Point ou a energia emanada da banda de Anxo Lorenzo estão também entre os principais destaques da programação do festival, que integra também os Mandrágora.
“Religioso, Profano e Guerreiro” é o tema do Festival de Teatro Popular, que decorre entre 15 e 25 de Julho, com vinte representações teatrais. O Auto de São João de Subportela (Viana do Castelo); os Arautos de Santo João de Tregosa (Barcelos), o Queimas de Judas de Mazarefes, Monserrate e Vila Nova de Anha (Viana do Castelo), as Serrações da Velha de Afife, Carreço e Darque (Viana do Castelo), o Colóquio de Adão e Eva de Malhadas (Miranda do Douro), Maruxaina de San Ciprián, Cervo (Lugo), o Auto da Floripes das Neves, Drama dos Doze Pares de França de Palme (Barcelos), O Meu Primeiro Auto da Floripes das Neves, Viana do Castelo, o Auto de Santo António de Portela Susã (Viana do Castelo); o Auto dos Turcos de Crasto – Ribeira, Ponte de Lima Baile dos Turcos – Penafiel Dança de Pauliteiros das Malhadas (Miranda do Douro); Moro y Cristiano – Mouriscados (Mondariz), Pontevedra; Moros y Cristianos de A Saínza – Rairiz de Veiga (Ourense) e Tributo de las Cien Doncellas – Betanzos (A Corunha) e Xenerales de Merza de Vila de Cruces (Pontevedra) são as representações presentes neste festival.

Já tradicional é também a edição do Jazz na Praça da Erva que, este ano, escolhe artista do Eixo Atlântico para a sua vigésima edição. Durante os dois meses, decorre o evento “Sabores do Eixo Atlântico: gastronomia e vinhos”, onde os restaurantes de Viana do Castelo servem os sabores dos vinhos e da gastronomia dos municípios do Eixo, como as tripas, as amêijoas ou o cozido.

Viana do Castelo, 02 de Junho de 2011
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo


Voltar

Ver Arquivo

Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação