As Notícias do Mundo Lusófono
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
Última Hora:


em


» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Lorosae
» Comunidades
» CPLP

 
Informação Empresarial



 » Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso


» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios





Comunicados
Comunicado do Presidente da Câmara de Viana do Castelo

O Norte mais longe da Europa

A CP decidiu anunciar suprimir o serviço internacional do trajecto Valença, Vigo, Valença sem ter informado as Autarquias que são servidas por esta ligação ferroviária.


Com argumentos de necessidade de redução de custos, a CP corta uma ligação internacional de comboios impedindo uma ligação histórica entre o Norte de Portugal e a Galiza e impedindo a possibilidade dos nortenhos poderem ter uma ligação ao interior da Península Ibérica e à Europa.
O Presidente do Município de Viana do Castelo já reclamou junto da Administração da CP pelo tratamento que é dado ao distrito de Viana do Castelo, às suas populações e alertou todos os Presidentes de Câmara e Alcaides da Associação do Eixo Atlântico para reclamarem junto do governo de Portugal e do Governo Galego desta decisão.
Numa altura em que se devia apostar na modernização da via-férrea, em especial a que liga o Porto a Viana do Castelo, visto a ligação por TGV estar fora dos investimentos dos próximos anos, num incentivo claro da promoção dos transportes públicos e na redução da emissão de gases de estufa, assistimos à gradual desactivação da rede ferroviária.
O Município de Viana do Castelo vai, por isso, apelar ao Senhor Ministro da Economia e Secretário de Estado das Obras Públicas e Transportes para que esta medida seja suspensa para a defesa da relação transfronteiriça Galiza / Norte de Portugal que urge potenciar e desenvolver.
Viana do Castelo, 04 de Julho de 2011
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo



Voltar

Ver Arquivo

Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação