As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Manchete
Jorge Carlos Fonseca insiste na criação da Região Metropolitana da Grande Praia
- 23-Feb-2012 - 20:18


O presidente de Cabo Verde, insistiu hoje na criação da Região Metropolitana da Grande Praia, juntando assim os três municípios do sul da ilha de Santiago, a fim de garantir um desenvolvimento equilibrado da região.


Jorge Carlos Fonseca discursava numa cerimónia da visita oficial ao concelho de São Domingos, a 12 quilómetros a norte da Cidade da Praia, terceira etapa das deslocações ao "país real" iniciadas há uma semana no município que abriga a capital cabo-verdiana e, nos últimos dias, à Ribeira Grande de Santiago ("Cidade Velha").

"Salta à vista que o futuro e o desenvolvimento desta região do sul da ilha de Santiago não podem ser pensados de forma fracionada. A complementaridade existente entre São Domingos, Cidade da Praia e Ribeira Grande clama por uma maior concertação quando a questão é o planeamento do desenvolvimento", afirmou.

Para Jorge Carlos Fonseca, uma visão fraccionada da região sul de Santiago - as três câmaras estão nas mãos do Movimento para a Democracia (MpD, oposição) -, levará a que se "corra o risco de perder de vista" a complementaridade e as sinergias daí advenientes.

"Seria uma grande perda, um desnecessário desperdício de energias, meios e tempo. Apelo aos munícipes e às lideranças dos três municípios para trabalharem na realização da Região Metropolitana da Grande Praia, uma unidade de planeamento com potencialidades para estimular o que de melhor há em cada um", pediu.

Além do apelo à criação da região, Jorge Carlos Fonseca insistiu também na necessidade de Cabo Verde avançar para a descentralização administrativa de poderes, assunto que tem estado no debate político local, mas sem propostas concretas.

Nesse sentido, o chefe de Estado cabo-verdiano, aludindo à ideia de criar um Estatuto Especial para o município da Cidade da Praia (que congrega mais de um quarto do total da população do arquipélago), disse ter chegado a hora de "chamar a atenção dos poderes" para a necessidade de se dar "mais um passo" na descentralização.

"Para que Santiago possa planear o desenvolvimento como um todo, no que for do interesse de toda a ilha. (...) As propostas que devem ser postas em cima da mesa deverão ser sempre no sentido da deslocação das decisões para onde possam ser mais céleres, eficazes e efetivas", sustentou.

O debate sobre a descentralização surge numa altura em que se preparam as eleições autárquicas, previstas para o final deste semestre, ao mesmo tempo que se tem vindo a discutir a limitação de mandatos autárquicos, cuja proposta governamental pretende que não excedam os três.



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
Construção e optimização de  web sites - NOVAimagem  - search engine optimization
 Ligações

 Jornais Comunidades
Algarve Car Hire
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites Portugal por NOVAimagem