Construção e optimização de  web sites - NOVAimagem  - search engine optimization
As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
Pesquisar

em
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Contra Corrente
Jorge Eurico



Brasil, cemitério de jornalistas
- 24-Apr-2012 - 18:57

A Sociedade Internacional de Imprensa (SIP) pediu, em Fevereiro deste ano, à presidente do Brasil para criar um Tribunal especial com o fito de julgar crimes contra jornalistas. E o que fez a senhorita Dilma Rousseff? Simples: ouviu o pedido, olhou para o lado, assobiou e continuou a «chupar cana» como se não tivesse tido conhecimento do assassinato do jornalista Paulo Roberto Cardozo Rodrigues, 51 anos, que foi atropelado e baleado cinco vezes em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.



A morte de Paulo Rodrigues foi a terceira de um jornalista registado este ano no Brasil. À morte do primeiro soma-se agora a de mais um jornalista, Décio de Sá, de sua graça, foi alvejado com seis tiros à queima roupa, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Maranhão. O jornalista, que foi alvejado num bar, em São Luís do Maranhão, trabalhava com temas políticos e editava um blogue, que será usado pela polícia na investigação.


De acordo com a SIP, de 1987 até Fevereiro do presente ano, quarenta e um jornalistas foram assassinados no «país do carnaval». Publicado na última segunda-feira em Cádiz (Espanha), o relatório semestral da SIP critica a forma como o Governo brasileiro tem lidado com os assassinatos a jornalistas no país.


Segundo o documento, dos cinco jornalistas mortos no Brasil nos últimos seis meses, três assassinatos tinham clara relação com o exercício profissional. Um dos principais problemas encontrados, segundo o relatório, está na demora da Justiça brasileira em julgar casos que envolvam assassinatos de jornalistas e Liberdade de Imprensa.

Pelas conclusões da SIP, os principais problemas enfrentados actualmente pela imprensa da América Latina em geral está no facto de muitos governos, embora democráticos, usem do autoritarismo para tentar coibir a Liberdade de Imprensa. Países como Brasil, Cuba, México, Haiti, Venezuela, Equador, Argentina, Bolívia e Nicarágua foram apontados como exemplos.

Nos últimos anos, a SIP tem criticado duramente algumas decisões brasileiras em torno do tema, como em Setembro de 2011, quando a Justiça proibiu o Grupo RBS, do Rio Grande do Sul, de divulgar informações sobre casos de corrupção cometidos por um vereador que utilizava dinheiro público para fazer viagens turísticas.

Gonzalo Marroquín, presidente da SIP e do jornal guatemalteco «Siglo 21», classificou a decisão como «um caso de censura prévia» e lamentou que no Brasil «os juízes sempre optem por defender funcionários corruptos em vez de fortalecer a Liberdade de Imprensa e a importância de todos os actos do Governo para o fortalecimento da democracia». Pois…

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


Anuncie no Noticias Lusofonas e dê a conhecer a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Ligações

Jornal de Angola
Sindicato dos Jornalistas
AngolaPress - Angop
Televisão de Angola

Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO