NCaster Has not been assigned a template for this catogory. This site is powered by Project ncaster
using defalts layout Este projecto-piloto, que numa primeira fase também abrange também a castanha de caju, ananás, manga e piri-piri e está virado essencialmente para os mercados europeus, tem por objectivo diversificar as exportações e aumentar o volume de bens colocados no estrangeiro.

Citando dados fornecidos pelo Ipex, a agência noticiosa moçambicana AIM informou que o amendoim foi exportado pela empresa Ikuri e foi produzido numa área de 60 hectares, envolvendo 30 produtores da União de Muecate.

Para o presente ano, de acordo com o Ipex, espera-se obter a certificação do produto em Mercado Justo, assistência aos produtores em matérias de pré e pós-colheita e reproduzir o projecto de amendoim à escala nacional.

No âmbito do projecto-piloto de exportação de produtos orgânicos foram seleccionadas as províncias de Nampula, Cabo Delgado, Manica, Inhambane, Maputo e Sofala.

Quanto à exportação da fruta nacional, particularmente a manga, o Ipex adiantou que poderá ocorrer a qualquer momento visto que as empresas Citrum do Umbeluzi, em Maputo, e Pinto Matavel, em Manica, produtores de toranja e manga, respectivamente, estão em vias de obter a certificação para o efeito.