NCaster Has not been assigned a template for this catogory. This site is powered by Project ncaster
using defalts layout Manica, tida como um dos celeiros de produção agrícola em Moçambique, deverá contribuir com dois dos sete produtos seleccionados, numa fase piloto, da lista das exportações de produtos orgânicos para o mercado europeu.

Ao todo, sete produtos foram seleccionados pela Ipex na fase piloto da promoção de exportações para o mercado europeu em seis províncias moçambicanas, nomeadamente Maputo e Inhambane, sul (amendoim e feijões), Manica e Sofala, centro (manga, banana e ananás), Cabo Delgado e Nampula, norte (feijões, castanha de caju, amêndoa e artesanato).

Em declarações à agência noticiosa portuguesa Lusa, João Macaringue disse ter o Ipex celebrado várias parcerias com organizações nacionais e estrangeiras para a exportação, estando actualmente a trabalhar na certificação dos requisitos de qualidade para a exportação dos produtos seleccionados.

O Ipex assinou recentemente um acordo com a CBI, um organismo que apoia a promoção de importações nos países em via de desenvolvimento para a Europa, com sede nos Países Baixos, que deverá servir de plataforma à colocação dos produtos moçambicanos no mercado europeu.

“Temos 16 memorandos com vários parceiros (incluindo alguns compradores sul-africanos) para o acompanhamento dos produtores em cooperativa, desde a produção, até à colheita. Mas, sendo a CBI uma firma com larga experiência no mercado europeu, servirá para colocar o produto naquele mercado”, explicou João Macaringue.

João Macaringue disse ainda que o Ipex tem disponível um milhão de euros, doados pelos Países Baixos, para o acompanhamento da produção do sector familiar, que contribui com a grande parte dos produtos, para melhorar a qualidade de produção e processamento para a exportação.

Vários empresários nacionais e estrangeiras (produtores e exportadores) estiveram reunidos este fim-de-semana na capital de Manica, Chimoio, para discutir a colocação no mercado da região e da Europa dos produtos produzidos localmente.