Anuncie no Noticias Lusofonas e dê a conhecer a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Angola
Angola: Acnur quer aulas de português para milhares de repatriados
- 11-Jul-2012 - 15:07

Agência indica que vários retornados deixaram de falar o idioma devido a período no exterior; fim do estatuto de refugiado, a 30 de Junho, é aplicado aos que deixaram do país durante as guerras pela independência e civil.


É preciso garantir que refugiados angolanos vindos do exterior possam aprender português, afirmou esta sexta-feira a chefe do Repatriamento da Agência da ONU para Refugiados, Acnur, no país Margarida Fawke.

A representante falava à Rádio ONU, da província do Huambo, onde recebia um dos últimos grupos de retornados da Zâmbia, no âmbito do fim do estatuto de refugiado atribuído aos angolanos, neste sábado.

Aulas

\"Muitos repatriados, pelo longo tempo que estiveram fora, não falam português. Muitos já nasceram no exterior. Nas aulas de português, vamos ver como apoiamos essa parte que é essencial para a integração. Por exemplo, para se conseguir um trabalho no governo é necessário falar portugês, mesmo em qualquer empresa necessário falar a língua\", explicou.

Margarida Fawke considerou prioritário buscar parcerias para que as aulas do idioma pudessem ajudar os beneficiários nos desafios de integração. Mais de 23 mil angolanos foram repatriados dos países vizinhos.

Contactos

\"O Acnur já tinha apoiado um programa nesse sentido, em repatriamentos anteriores, e já existem contactos estabelecidos. Tínhamos sido apoiados, inclusivamente, pelo Banco Espírito Santo, que é um banco português. Vamos ver se continua interessado e vamos ver outros possíveis doadores. Chegaram recentemente a Angola três funcionários a Angola que vão se dedicar com as autoridades a avaliar todos esses aspectos relacionados à reintegração dos repatriados\", contou

De acordo com a agência, o fim do estatuto de refugiado é aplicado aos que fugiram do país durante a guerra pela independência, entre 1965 e 75, e a guerra civil que se seguiu, terminada em 2002.

Retorno

No ano passado, o Acnur e o Governo de Angola lançaram um programa de retorno organizado de angolanos nos países vizinhos.

O programa teve um impulso nas últimas semanas com o retorno de milhares de angolanos da República Democrática do Congo, Namíbia, Zâmbia, Botsuana e República do Congo. Mais 26 mil angolanos, que ainda estão estão no exterior, também manifestaram vontade de regressar ao país.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
 



 Ligações

 Jornal de Angola
 Sindicato dos Jornalistas
 AngolaPress - Angop
 Televisão de Angola
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Angola por NOVAimagem