NCaster Has not been assigned a template for this catogory. This site is powered by Project ncaster
using defalts layout A Ilha do Príncipe passou a fazer parte da Rede Mundial das Reservas da Biosfera, anunciou a Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

Trata-se do primeiro sítio santomense a integrar a lista composta por 598 reservas de 117 países. Este ano, 20 novos sítios foram adicionados tendo sido pioneiros a ilha santomense e locais do Haiti e do Cazaquistão.

Valor Ambiental

A decisão foi anunciada no Conselho Coordenador Internacional do Homem da Unesco reunido, em Paris, até sexta-feira.

A Lista da Reserva da Biosfera foi instituída pela agência da ONU, para abrigar uma rede de áreas mundias que se destacam pelo seu valor ambiental para a humanidade.

Modelo

A Unesco considera que a Ilha do Príncipe pode ser considerada um modelo para promover o desenvolvimento do ecoturismo, além de servir de base para uma zona tampão terrestre e marinha mais ampla.

Trata-se da mais antiga de três ilhas vulcânicas oceânicas no Golfo da Guiné, e a área coberta compreende toda a ilha de Príncipe, as suas ilhotas e as ilhas Tinhosas.

A dimensão da biodiversidade terrestre, os ecossistemas do mar e a importância da área para a reprodução de espécies marinhas como tartarugas aves e cetáceos, são igualmente destacados pela Unesco.