Moçambique acolhe em Julho Assembleia Parlamentar da CPLP

Jojo

Moçambique vai acolher, em 7 e 8 de Julho, a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), foi hoje anunciado.

“No quadro da organização de eventos internacionais, é com muito agrado que vos anúncio que Moçambique irá acolher a 14.ª Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), nos próximos dias 7 e 8 de Julho de 2025”, anunciou a presidente do parlamento moçambicano, Margarida Talapa, durante o encerramento da primeira sessão ordinária da décima legislatura, em Maputo.

Em Julho de 2024, Moçambique acolheu 13.ª sessão ordinária da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que terminou, segundo as conclusões, com a missão de continuar a acompanhar a “evolução da situação do Guiné-Bissau”, após o parlamento ser dissolvido pelo Presidente daquele país.

“A conferência dos presidentes dos parlamentos da AP-CPLP acordou em continuar a acompanhar a evolução da situação da Guiné-Bissau em linha com os princípios orientadores definidos nos estatutos da CPLP, salientando que a promoção da democracia e do Estado de direito faz-se através do diálogo e convivência democrática com a participação de todos”, disse a presidente da AP-CPLP, Teresa Asangono, no final da sessão.

O Presidente da República da Guiné-Bissau dissolveu o parlamento, em Dezembro de 2023, e substituiu por um Governo de iniciativa presidencial a maioria PAI- Terra Ranka liderada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Fundada em 1996, a CPLP integra nove países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Lido 2728 vezes

Visited 34 times, 1 visit(s) today
Ajude a divulgar as Notícias Lusófonas - Partilhe este artigo

Artigos Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments