O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, instou hoje o homólogo francês, Emmanuel Macron, a aceitar o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul em seis meses.
“Assumo a presidência do Mercosul a 6 de Junho, por seis meses. Quero dizer-lhe que não deixarei a presidência do Mercosul sem concluir o acordo com a UE. Por isso, caro Macron, abra um pouco o seu coração para esta possibilidade de concluir este acordo”, disse Lula da Silva numa conferência de imprensa conjunta no Palácio do Eliseu, em Paris.
Segundo o Presidente brasileiro, o acordo será “a melhor resposta” dos dois países perante o “contexto de incerteza criado pelo regresso do unilateralismo e do proteccionismo tarifário”, porém Paris opõe-se à forma actual do texto, algo que foi reiterado pelo Presidente francês.
Lido 1381 vezes
