Visita solidária do Presidente da UNITA a William Tonet

Jojo

O presidente da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), Adalberto da Costa Júnior, efectuou uma visita de solidariedade à residência do jornalista (director do Folha 8) e advogado William Tonet pela morte do seu filho Nvunda Will Sérgio Tonet por doença no dia 20 de Janeiro, na clínica Girassol, em Luanda.

Adalberto da Costa Júnior considerou a perda de um filho da dimensão de Nvunda Tonet, e nas circunstâncias em que aconteceu, como um golpe violento para com os pais.

“Dizer que estamos cá num acto de solidariedade, num acto que para a nossa cultura é uma obrigação a um irmão, a uma pessoa que conheço há muitos anos, que sempre esteve perto e que teve algo difícil de classificar”, afirmou Adalberto da Costa Júnior, acrescentando que “perder um filho com este nível de educação, de maturidade, de intervenção pública, social e de distinção e nas circunstâncias em que isto ocorreu é muito violento. É muito difícil e só espero que o William, esposa, família consigam encontrar alguma estabilidade [emocional] dum evento tão doloroso como este”.

O líder do “Galo Negro” considerou também que o acto demonstrou mais uma vez a fragilidade do sistema de saúde angolano enfrenta ao trocar a vida com bens materiais.

“Perdemos muito. Infelizmente, este é um exemplo do quanto o nosso sistema de saúde não funciona, do quanto o país precisa efectivamente de uma certa reflexão sobre o mau funcionamento das suas instituições onde se valoriza muito mais o material, dinheiro do que a vida e onde, casos destes, infelizmente vão-se repetindo, apesar de ter tido indicadores suficientes para promovermos uma intervenção de quem direito limitando, garantindo primeiro a assistência a vida depois a busca de responsabilidade”, afirmou Adalberto da Costa Júnior, apelando, por outro lado, à responsabilidade que “sempre o próprio Estado deve assumir perante aqueles que podem até não ter capacidade financeira a que não se lhes pode negar o direito à assistência”.

“Numa palavra, foi uma oportunidade de podermos também aqui, com uma certa calma, conversarmos um bocadinho sobre as nossas vidas sem falar muito da política inclusive é olharmos para nós enquanto pessoas e pensarmos a sociedade que temos, os desafios que temos que fazer nelas num espaço que não é novidade para vocês dum protagonista com responsabilidade e com múltiplos espaços de intervenção e de contribuições da sociedade que temos”, afirmou Adalberto da Costa Júnior, endereçando a William Tonet “força e coragem” ao reconhecer que o momento por que passa não é fácil, mas que encontre, nas vestes de um africano seguramente – “um africano cheio de valores e esse equilíbrio para a sua família e para os filhos de quem partiu desta forma – o meu abraço, a minha solidariedade”.

Lido 4934 vezes

Visited 87 times, 1 visit(s) today
Ajude a divulgar as Notícias Lusófonas - Partilhe este artigo

Artigos Relacionados

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments