Pesquisar |
|
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
Colunistas
|
|
Fernando Cruz Gomes
Sócrates foi à China e regressou... feliz!
- 12-Feb-2007 - 12:22
Ora aí temos nós mais motivos para uma boa risada. Daquelas que fazem acreditar que o povo Português – o nosso povo – tem mesmo, nos seus genes, a atávica percepção de que a vida é mesmo para levar a rir. Na China, o sr. José Sócrates viu maravilhas. Montes de razões para justificar a ida.
Continua...
E se Scolari desejasse ser primeiro-ministro...?!
- 1-Jul-2006 - 14:58
Sim. E se ele desejasse ser primeiro-ministro?! Imaginemos que o sr. Luis Filipe Scolari desejava, um dia, ser primeiro-ministro de Portugal. Em noite de pesadelo – que poderia ser, talvez, a noite que se seguiu à (quase) batalha campal do Portugal-Holanda – o sargentão acordava com uma vontade indómita de mudar de vida.
Continua...
As Comunidades Portuguesas… finalmente
- 18-Jun-2006 - 14:13
Finalmente... o Presidente da República parece ter entendido a designação do “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”. Já não era sem tempo e desta vez dirigiu uma mensagem particular aos portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro.
Continua...
A glória do autor de «Luuuanda» no Prémio Camões
- 20-May-2006 - 14:10
Luandino Vieira, hoje com 71 anos, acaba de ser galardoado com o “Prémio Camões”. Nada mais justo. Nada mais lógico. De facto, o Prémio, que é o mais importante galardão literário da lusofonia, foi criado, em 1988, para distinguir um escritor cuja obra contribua para o enriquecimento cultural e literário em Português. Luandino Vieira é um dos criadores da ficção angolana, não deixando de ser um notável escritor lusófono, no que o termo tem de “globalizante”.
Continua...
Este Ministro... é um portento
- 26-Mar-2006 - 14:37
O sr. Freitas do Amaral – que respeitamos, especialmente, pelo seu passado – é um sonhador. Ou, então, não é... e a situação complica-se. Diz agora, preto no branco, e pela voz autorizada do sr. Carneiro Jacinto, que tem (ou teve) carteira porofissional igual à nossa, que “não está afastada a hipótese de legalização” dos trabalhadores portugueses indocumentados que estão a ser expulsos do Canadá.
Continua...
Cavaco Silva... já tinha ganho
- 27-Jan-2006 - 14:06
As eleições para a Presidência da República em Portugal já lá vão. Foram o que foram. No estrangeiro, acharam as doutas cabeças da Comissão Nacional de Eleições que a votação se deveria repartir por três dias, esquecendo-se, no entanto, de abrir postos de votação para cobrir as vastas áreas (por exemplo) do Canadá. Para além disso, não foi ainda desta vez que limaram determinadas arestas, como seja a de, quando, no domingo, os eleitores do Canadá ainda estavam a votar, já em Portugal se conhecia o vencedor. Votaram assim, a partir de determinada hora... apenas por votar.
Continua...
Ainda vamos a tempo de «acordar»?
- 19-Nov-2005 - 16:47
Portugal vai andando. Ou melhor... vai fazendo que anda. De eleição em eleição, finge que é democrata. De orçamento em orçamento, até diz que é verdadeiro. E mesmo que a miséria ainda campeie e que os ricos sejam mais ricos e os pobres mais pobres, continua arreigada no cérebro de alguns a ideia de que “ainda vamos a tempo...”
Continua...
Os emigrantes... que paguem a crise!
- 11-Nov-2005 - 15:07
O ano de 1976 era ainda uma criança. No jornal “O Dia”, que então ainda se podia ler, dirigido como tinha sido pelo grande Vitorino Nemésio, a que sucedeu Alçada Baptista, havia um naipe de verdadeiros Jornalistas. Eram do grupo que a “democrática” atitude de José Saramago tinha corrido do Diário de Notícias. Nas longas noites de cavaqueira, e no meio das muitas anedotas que surgiam sempre, apareceu uma vez uma frase que haveria de ser célebre, tanto que a usávamos sempre quando queríamos zurzir nos (des)governos que iam sucedendo no País que temos.
Continua...
Gralhas ou… grunhos?!
- 29-Sep-2005 - 18:49
Gralhas. Surgem por toda a parte onde há gente e fazem de contas que também o são, mesmo não o sendo de facto logo que abrem a boca. Pelos vistos, e sem o saberem, são primos carnais, de primeiro grau, dos grunhos – os grunhos lusitanos – que a Clara Ferreira Alves, uma finíssima articulista, há tempos descobriu. Como eles imiscuem-se na vida de toda a sociedade, entravam o caminho do mais sisudo e sabedor, sem deixar de atirar aos ares as postas de pescada que nem carapaus de gato são.
Continua...
Combater a pobreza... sem combater a corrupção?!
- 25-Aug-2005 - 18:40
Os inefáveis mentores dos G8 – em que, naturalmente, o Canadá está envolvido – tiveram, não há muito, uma reunião. Pelos vistos tinham como ponto principal em agenda... a tentativa de anular a pobreza em África. A reboque da boa-vontade de cantores internacionais, estudavam a possibilidade de eliminar os débitos internacionais da África, assim a modos de como passar uma esponja pelas dívidas de uns quantos.
Continua...
Assobiar para o lado...
- 9-Jul-2005 - 14:06
O governo de José Sócrates, a despeito de dispôr de maioria parlamentar, é um governo fraco. Daqueles que necessita de se defender até da própria sombra. E vai dando saltos em frente que mais não são do que... saltos à rectaguarda. Chega a parecer confrangedor assistir ao dia-a-dia de um Governo assim. E a verdade é que até diz coisas bonitas, palavras de esperança.
Continua...
E se pedíssemos perdão?!
- 25-Jun-2005 - 22:54
Manuela Ferreira Leite. Quando tivermos oportunidade de estar com ela... vamos pedir-lhe desculpa. Perdão mesmo. É que, de facto, nunca fomos muito à bola com a sua figura de mulher austera, que muitos chegaram a apelidar de “dama de ferro”. Em nós nunca ela despertou mais do que... um certo ar de desamor. Perdão, portanto. E como “só os burros é que não mudam”... nós também mudamos.
Continua...
«Trapalhadas» (agora) com outro nome
- 24-Jun-2005 - 12:41
Santana Lopes era primeiro-ministro de Portugal, quando começou a surgir, dos lados da (então) Oposição, o epíteto. Eram “trapalhadas” tudo quanto seria um “lapsus linguae” ou um engano de qualquer dos seus ministros. Trapalhadas. Daquelas que estavam toda a semana na boca do mundo. Trapalhadas que fizeram cair o Governo, com o sopro auxiliar de um Presidente da República que não abre agora a boca quando surgem as mesmas... trabalhadas a que hoje se chamam enganos.
Continua...
E agora, Portugal?
- 3-Mar-2005 - 15:28
O “20 de Fevereiro” do “nosso contentamento” – “nosso”, no sentido de uma grande percentagem dos Portugueses – já lá vai. Inverteram-se papéis. Trocaram-se casacos. O que era ontem… deixou de o ser. E se o “sonho” que fez andar a máquina for para valer, Portugal vai ter uma fase de muito trabalho, sim, mas também de muito “alegria”. Bastará que os vencedores do pleito eleitoral joguem o jogo da verdade e levem avante todo um programa eleitoral que fez ganhar as eleições legislativas.
Continua...
Quando Portas chegar a primeiro-ministro...
- 18-Dec-2004 - 11:56
Quase sem saber ler nem escrever… - sobretudo nestas matérias mediáticas em que Portugal, de momento, está mergulhado – descobrimos que em todo o xadrês político que alguém vai ter de jogar... Paulo Portas tem a faca e o queijo na mão. Não há muito, quase à laia de provocação, fizemos um título em que, como que a medo, escrevemos uma frase que ficou quase célebre (imaginem). “Quando Paulo Portas for primeiro-ministro...”
Continua...
Chama, filha... antes que te chamem!
- 31-Aug-2004 - 11:01
No coração do Governo Português… vai uma “guerra” à antiga. É, agora, a “guerra das secretárias”. Uma “guerra” que não tem vencidos nem vencedores, mas que já tem “arranhões” a dar com um pau.
Continua...
Um Governo para durar?
- 3-Aug-2004 - 11:42
Portugal tem, de momento, um Governo que tanto pode durar até ao fim da Legislatura, como dois ou três meses. E isto porque o chamado populismo dos que estão na cúpula ainda não foi ensaiado em Portugal. Está agora, titubeante, a tentar fazer carreira. Para já, o povo recebeu o Governo chefiado por Santana Lopes, com um misto de incredulidade e de assombro.
Continua...
Cantar Portugal
- 11-Jun-2004 - 12:55
O “Dia de Portugal” tem muito mais visibilidade nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo... do que em Portugal. Certo. Sabido. Comprovadamente real. A saudade é bem capaz de ter a ver com isso.
Continua...
O Abril que temos e... festejamos
- 24-Apr-2004 - 13:20
Uns chamam-lhe ainda “revolução”. Outros “evolução”. Por nós, chamemos-lhe as duas coisas. Uma “revolução” que deu – ou terá de dar – “evolução”. Sob pena de não merecermos o sacrifício dos que, corajosamente, foram para as ruas, naquela manhã de 25 de Abril de 1974, bater o pé a um estado de coisas que parecia já não servir os interesses de Portugal.
Continua...
A guerra do Iraque já é comparada à do Vietnam
- 22-Apr-2004 - 21:33
Ser Kennedy tem, ainda, nos Estados Unidos, alguma vantagem. Dá, pelo menos, a possibilidade de se dizerem coisas… que outros não poderiam. E que, mesmo que o pudessem, talvez preferissem ficar calados.
Continua...

Voltar
Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|