Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Contra Corrente
|
|
Jorge Eurico
- 14-Apr-2012 - 21:08
JES:No (more) job for the boys!
Depois de muita especulação e informações desencontradas, eis que o Comité Central do MPLA confirmou (sem querer querendo!) que o antigo «patrão» da Sonangol e actual ministro de Estado e da Coordenação Económica será - depois das eleições gerais marcadas para 31 de Agosto do presente ano - coadjutor do actual e futuro Presidente da República no que à gestão dos negócios do Estado angolano diz respeito.
Segue...
Brasil: ONU quer fim de polícia-bandida!
O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu, segundo a agência EFE, recentemente ao Brasil maiores esforços para combater a actividade dos «esquadrões da morte» e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar (PM), acusada de numerosas execuções extrajudiciais. Se o Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu, fê-lo (digo eu) em boa hora, doutro modo seremos obrigados a concluir que o «Congo Democrático do Outro lado do Atlântico» deixou de ser um Estado de Direito democrático por ter uma polícia-bandida, no caso a PM.
Segue...
Bandido(s) trava(m) polícia(s) à galheta!
Já não restam dúvidas (para quem ainda as tinha) que a acção (crime) dos homens (criminosos) que estão no «lado certo da vida errada» tomou conta da capital do país. Os bandidos parecem ter perdido o medo. Prova disso é o facto de Higino Carneiro, o seu escolta e o motorista terem sido competentemente desmontados pelos amigos do «alheio». Não tarda, os bandidos vão travar os agentes da Polícia Nacional não à bala, mas sim à galheta nos becos, vielas e avenidas de Luanda.
Segue...
Abusar à grande e à angolana
O nome de Angola volta a estar na boca do mundo pelas piores razões, desta feita pela mão da organização norte-americana «Human Right Wath», que no seu último relatório, intitulado «Se Voltarem, vamos Matar-vos: Violência Sexual e Outros Abusos Cometidos Contra Imigrantes Congoleses Durante as Expulsões de Angola», acusa as autoridades angolanas de espancar, deter e abusar sexualmente de mulheres e raparigas congolesas. Não se sabe se acusação da HRW é ou não gratuita, mas a verdade é que o secretário de Estado para os Direitos Humanos (ainda) não veio a terreiro confirmar ou desmentir as denúncias feitas pela instituição co-liderada por Leslie Lefklow. Enquanto a HRW fala (mal) de Angola, António Bento Bembe está caladinho. E está caladinho por ignorar certamente que da calúnia fica sempre alguma coisa.
Segue...
«Rancheira de carreirinha» mostra como se dança tango!
A presidente argentina esteve de visita à capital do angolana durante um período de quarenta e oitos horas. Cristina Kirchiner fez-se acompanhar de um grupo composto por quatro centenas de empresários que, como era suposto, possível e desejável, pretendem investir nos mais diversos ramos em Angola. Por isso (e não só)durante dois dias, Luanda vestiu-se, cantou, dançou e respirou o perfume do tango.
Segue...
CEDEAO, bênção ou desgraça para Guiné-Bissau (?)
Como é que se combate o crime organizado num país (Guiné-Bissau, no caso)onde os militares vão às «fuças» do Presidente da República e do Primeiro-Ministro quando bem lhes apetece? A esta altura Amílcar Cabral deverá andar às voltas na tumba...
Segue...
Isto é um assalto, faça a fineza de assinar!
Os assaltantes de viaturas em Luanda adoptaram um novo modus operandis: na altura do assalto apresentam um formulário de compra e venda e pedem à vítima para assinar o nome tal e qual como no Bilhete de Identidade.
Segue...
«Canalhice» da elite política mata jornalista Neiva Moreira!
O jornalista e político brasileiro José Guimarães Neiva Moreira, criador dos cadernos «Terceiro Mundo» (veículo editado na década de 80 e virado essencialmente para abordagem dos problemas da América Latina e de África), morreu, às duas horas e quarenta e cinco minutos da última quinta-feira, 10, no Hospital UDI, em São Luís, Maranhão, onde se encontrava internado desde o passado dia 31 de Março.
Segue...
Titicas de todo mundo, alegrai-vos!
O quadragésimo quarto presidente da Nação mais poderosa do mundo manifestou o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. A posição de Barack Obama tem, nos EUA e no mundo em geral, plateia contra e a favor. Há quem diga, de sua Justiça, que Obama não está bom da bola (leia-se cabeça). Há, contudo, quem por este mundo (a)fora que não se cansa de atirar foguetes para o ar e de embandeirar em arco devido a posição do presidente norte-americano: as «Titicas», que não cabem em si de contentes!
Segue...
Jorge Fonseca versus José Maria Neves
O ambiente entre o Presidente da República de Cabo Verde e o Primeiro-Ministro é de cortar à faca. Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves já não conseguem respirar o mesmo ar, o que é entendível, desde logo por serem de famílias políticas diferentes. Diz-se à boca pequena que «O Liberal» está ao serviço do Presidente da República, enquanto que o jornal «A Semana» faz fretes ao Primeiro-Ministro. O antigo presidente do MpD Carlos Veiga pode disso dar testemunho, a julgar pelos ataques políticos que o referido hebdomadário desferia contra ele.
Segue...
É brasileira? Porrada nela!
O Brasil tem o sétimo maior índice de homicídios entre as mulheres de 84 países. A revelação foi feita por um estudo divulgado, segunda – feira, 07, em Espírito Santo, cuja coordenação esteve a cargo do sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz. Esta é (quanto a mim) uma (entre outras) marca vergonhosa que, para desconsolo dos apóstolos de Mahatma Ghandi, deixa a nu o papel horroroso da violência doméstica nas estatísticas de mulheres assassinadas no «Congo Democrático do outro lado do Oceano Atlântico».
Segue...
Guiné-Bissau - Onde maternidade (também) é sinónimo de morte
A Guiné-Bissau, país onde os militares são especialistas em promover a desordem constitucional e, ao arrepio do civismo e da disciplina castrense, não se coíbem de ir às «fuças» do (s) presidente (s) da República e do Primeiro-Ministro (Raimundo Pereira e Carlos Gomes Júnior «Cadogo», que o desmintam), está, irremediavelmente, condenada a ser conotada com o que de mais negativo acontece à face da terra nos últimos tempos, sobretudo no contexto da Lusofonia e do continente africano. E o último relatório anual da «Save the Children» lançado ontem, terça-feira nos Estados Unidos da América (EUA) não deixa margem para dúvidas (para quem ainda as tinha, pois claro!) ao revelar que a Guiné-Bissau figura entre os piores países do para a maternidade.
Segue...
Polícia 0, criminosos 2
A criminalidade tomou, definitivamente, conta da cidade de Luanda. Ela saiu à rua, em força, desde momento em que o ex-comandante da Polícia Nacional de Luanda, comissário Joaquim (Quim) Vieira Ribeiro e sus muchachos, começaram a ver o sol a nascer aos quadradinhos. Tudo indica que Quim Ribeiro e a sua equipa sabiam segurar o touro pelos cornos. Ou melhor: tinham a situação da criminalidade sob controlo, prova disso é que não tínhamos notícias constantes de assaltos, assassinatos e desordem de toda ordem.
Segue...
Angola, «Estado selvagem»? Não, muito obrigado!
Em entrevista concedida recentemente ao espaço radiofónico «Angola Fala Só», da Voz da América (VOA), o presidente do Partido Popular (PP) afirmou que o Executivo em Angola vai mudar nas urnas ou (imaginem!)... na rua. Das três uma: Ou David Mendes é contrário à estabilidade política alcançada a 4 de Abril de 2002; ou é um político desmemoriado ou quer, definitivamente, que se instale um «Estado selvagem» em Angola.
Segue...
Dito afirma, eu cauciono!
Cacá Diegues (considerado um dos maiores expoentes do cinema do «país-tropical» de Wilson Simonal) afirmou na última segunda-feira, 30, em entrevista concedida à imprensa, em Recife, que o cinema brasileiro tem potencial para representar o século XXI o que Hollywood significou para os Estados Unidos da América (EUA), em particular, e para o mundo, em geral, no século passado. Tem, digo eu, toda (e mais alguma) razão!
Segue...
O puxa-saquismo (também) tem limites!
O bom-mocismo do antigo ministro da Hotelaria e Turismo no «falecido» Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN) e autor do livro «O Caminho para a Paz e Reconciliação Nacional – de Gbadolite a Bicesse» , Jorge Alicerces Valentim, parece ter os dias contados e, como era de esperar, as suas «bocas» deixaram (se é que algum dia foram) de ser - como diria a malta grã-fina lá do outro lado do Oceano Atlântico - uma gracinha… nacional.
Segue...
Brasil, cemitério de jornalistas
A Sociedade Internacional de Imprensa (SIP) pediu, em Fevereiro deste ano, à presidente do Brasil para criar um Tribunal especial com o fito de julgar crimes contra jornalistas. E o que fez a senhorita Dilma Rousseff? Simples: ouviu o pedido, olhou para o lado, assobiou e continuou a «chupar cana» como se não tivesse tido conhecimento do assassinato do jornalista Paulo Roberto Cardozo Rodrigues, 51 anos, que foi atropelado e baleado cinco vezes em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
Segue...
Guiné-Bissau, a vergonha da CPLP III
O Comando Militar da Guiné-Bissau continua a mostrar à CPLP, à CEDEAO, às Nações Unidas, a África e ao resto do mundo que é ele, e mais ninguém, que (desco)manda na pátria fundada por Amílcar Cabral e que político (seja ele bissau-guineense ou de outras latitudes) que ousar chamá-lo à razão corre o risco de ser humilhado, surrado, sovado, escalavrado e, se possível, corrido à bala. Dúvidas? Perguntem ao Presidente da República interino, Raimundo Pereira,e ao Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior «Cadogo», que a esta altura devem estar a levar, e a bom levar... nas «fuças».
Segue...
Guiné-Bissau, a vergonha da Lusofonia II
O Comando Militar que na última quinta-feira tomou o poder na Guiné-Bissau está «na fase da busca incessante de uma solução pacífica para a crise político-militar imposta pelo deposto poder político», garantiram recentemente os militares em comunicado. Quem acredita na pretensa boa vontade dos militares bissau-guineenses consubstanciada na busca «incessante de uma solução pacífica para a crise político-militar que se levante, atire a primeira pedra e diga alto e bom som que os políticos locais é que têm posto o nome daquele país lusófono na lama!
Segue...
Guiné-Bissau, a vergonha da Lusofonia
A Presidência angolana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) advertiu hoje, sábado, a partir de Lisboa, as autoridades militares guineenses, «em particular» o chefe das Forças Armadas, António Indjai, que a continuação das acções em curso poderá ter consequências no Tribunal Penal Internacional.
Segue...

Ver Arquivo
|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|