Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
Entrevista
|
|
- 4-Aug-2009 - 12:03
Queremos deixar de servir apenas para as estatísticas eleitorais - 22-Nov-2011 - 12:16
José António Martins Patrocínio, 49 anos, animador dos «Debates a Quinta» e líder da Organização Não Governamental (ONG) OMUNGA, é um activista conhecido no sul de Angola quanto a «Coca-cola». Em entrevista exclusiva a este jornal, Zé Tó - como também é conhecido e tratado pelos mais próximos - afirma, por sua conta e risco, que grande responsabilidade dos avanços no processo democrático em Angola se deve à intervenção cidadã e que a Sociedade Civil, formalizada ou não, tem contribuído e de que maneira, para que hoje todos os angolanos se sintam menos povo e mais cidadãos.
Ler artigo
Sou a favor da democracia e da inteligência - 20-Sep-2011 - 11:44
Filho de um cidadão português, professor dos funcionários do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), com uma brasileira, José Eduardo Agualusa é um dos mais importantes autores contemporâneos da Língua Portuguesa: as suas obras estão traduzidas em mais de 20 línguas e são alvos de estudo em algumas universidades brasileiras. Os trabalhos de José Eduardo Agualusa são fortemente influenciadas pela Música Popular Brasileira (MPB) e dos escritores Jorge Amado e Rubem Fonseca.
Ler artigo
A democracia interna no MPLA está de saúde - 24-Jun-2011 - 21:42
O Semanário Angolense (SA) confabulou, durante uma hora e meia, no terceiro andar da sede do partido no poder, com aquele que é considerado em muitos círculos como a maior «vaidade» da família Pinto de Andrade no MPLA: Rui Falcão, que ocupa o cargo de secretário para Informação do Bureau Político do partido da situação. Com este escuteiro, de 50 anos, e corpo e alma ao serviço do MPLA abordamos essencialmente questões de índole política e social, sem esquecer, é claro, que temas como as manifestações que têm tido lugar no país por influência daquelas que varrem alguns países do norte do nosso continente também foram passadas em revista. Confira, já a seguir, o essencial da conversa.
Ler artigo
Não acredito que haja na UNITA quem queira manifestar-se contra mim - 3-Jun-2011 - 17:31
Só a Comissão Política da UNITA poderá decidir, no congresso a ser realizado no final do ano, quem poderá ombrear com o líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, nas próximas eleições. Tudo indica, a julgar pelas suas próprias palavras, que será Isaías Samakuva que, na entrevista que se segue, diz que o partido por si dirigido está a montar a sua máquina eleitoral. Revela, entre outras coisas, que o «Galo Negro» está a montar a sua máquina eleitoral e, como não poderia deixar de ser, bate na «tecla» da instituição de uma Comissão Nacional Eleitoral Independente para que as eleições possam ser livres, justas e transparentes.
Ler artigo
Viver para servir as crianças órfãs na Vila de Alto Molocué - 16-Nov-2010 - 12:52
Eugénio Mucarie Samule (foto) cria centro de preparação para apoiar crianças moçambicanas órfãs. Actualmente um total de 24 aprendem a desenvolver várias habilidades para a vida no projecto Criança, Natureza e Vida, CRINAV, que tem lugar na Vila de Alto Molocué, na província da Zanbésia. O Notícias Lusófonas conheceu-o algures naquela vila a quando de uma visita de trabalho. Ele é proprietário de um local de hospedagem, “Pensão Quintinha”. Ao NL explicou os propósitos desta nobre tarefa social que, para além de ser um exemplo, mostra o espírito empreendedor de quem entende que quem não vive para servir... não serve para viver. Os apoios são escassos, mesmo assim o homem sonhou e a obra nasceu.
Ler artigo
«Partidos são veículos para atingir objetivos pessoais» - 10-Nov-2010 - 10:52
Lopo do Nascimento, antigo primeiro-ministro de Angola, lamenta que hoje, quando se aproxima o 35º aniversário da independência, os "interesses pessoais" se tenham misturado com os interesses do país na forma de fazer política. Este histórico do MPLA, que foi o primeiro a ocupar o cargo de primeiro-ministro da Angola independente, entre 1975 e 1978, lamenta o avanço dos interesses pessoais na actuação dos políticos numa altura em que Angola comemora, dia 11, 35 anos de independência, sempre com o mesmo partido no poder e desde há 31 anos sempre com o mesmo presidente, não eleito, da República (José Eduardo dos Santos).
Ler artigo
Angola de Cabinda ao Cunene? - Não. Isso não é mesmo verdade - 29-Sep-2010 - 12:33
Cabinda é assunto de diálogo com a FLEC - defende Paulo Lukamba Gato, da UNITA, em entrevista ao jornal moçambicano “Noticias”, na qual aponta Moçambique como exemplo de reconciliação em África e no mundo. O antigo secretário-geral da UNITA, hoje deputado pela bancada parlamentar deste partido da oposição, em Angola, defende que o governo angolano deve encerrar a situação da guerra que persiste em Cabinda, procurando uma solução pela via do diálogo para o conflito que dura há mais de 30 anos.
Ler artigo
«A alternância em Angola vai acontecer um dia» - 12-Sep-2010 - 11:58
Jardo Muekalia tinha 16 anos quando aderiu à UNITA. No livro que agora lançou, ‘Angola, a Segunda Revolução’ (Sextante Editora), conta as batalhas pela independência e democracia. Jardo Muekalia nasceu há 51 anos no Huambo. Participou na guerra de guerrilha e representou o movimento em Londres e Washington, onde vive. É um dos nomes falados para liderar o partido, mas por agora prefere suspender a participação ao nível executivo. Promete voltar ao activo em breve. É casado e pai de três filhos.
Ler artigo
A CPLP «não serve para nada» - 21-Jul-2010 - 11:42
O escritor Vasco Graça Moura considera que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma espécie de organização fantasma, “que não serve para rigorosamente nada”, a não ser “ocupar gente desocupada”. “O Instituto Internacional da Língua Portuguesa não está em funcionamento porque nenhum dos países membros da CPLP lhe dá meios para o fazer”, diz o escritor e também poeta, a propósito da VIII Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na sexta-feira, em Luanda (Angola).
Ler artigo
«Afonso Dhlakama já perdeu eleições a mais. Está gasto» - 24-Jun-2010 - 12:32
Afonso Dhlakama, líder da RENAMO, principal partido da oposição em Moçambique, “está gasto” porque “já perdeu eleições a mais”, diz António Almeida Santos, antigo presidente da Assembleia da República e observador do processo político moçambicano. “O Afonso Dhlakama já perdeu eleições a mais e quando se perdem tantas eleições como ele perdeu, os adeptos perdem a esperança nele”, disse Almeida Santos, numa entrevista em que falou dos 21 anos que viveu naquela antiga colónia portuguesa e da evolução de Moçambique, que completa na sexta-feira 35 anos de independência.
Ler artigo
O Folha 8 ao lado dos autóctones - 6-Apr-2010 - 11:23
«A ideia surgiu da necessidade de se preencher um vazio, numa fase importante de nascimento do multipartidarismo e da democracia no país. Através do Folha 8, pensamos que poderíamos plantar, também, a nossa pedra na construção de um país mais justo e igual para todos», diz William Tonet, explicando que o título vem do facto de quando começamos a esboçar o F8, nas tertúlias com o Graça Campos, então primeiro editor-chefe, termos sido oito jornalistas e saído com igual número de páginas. Foi uma experiência bonita, uma grande equipa de 10, onde pontificaram nomes como Salas Neto, Pires Ferreira, Reginaldo Silva, Gustavo Costa, Pascoal Mukuna, Silvio Vandúnem e ainda Mateus Fula, o editor que concebeu graficamente o F8.
Ler artigo
«Nova Constituição de Angola é recuo democrático no plano jurídico» - 22-Jan-2010 - 11:50
O constitucionalista português Jorge Miranda considerou que a nova Constituição angolana, aprovada na quinta-feira, "não é uma reforma pacífica" na sociedade angolana, salientando que do ponto de vista jurídico representa um "retrocesso democrático". "Não é uma reforma pacífica na sociedade angolana e levanta dúvidas", afirmou o constitucionalista à Agência Lusa, considerando que, do ponto de vista jurídico, "passar-se do sufrágio directo para o indirecto é um recuo democrático".
Ler artigo
«Não chores por mim Angola» - 21-Dec-2009 - 22:22
Feliciano J. R. Cangüe é autor do blogue Hukalilile (Don't cry for me Angola). Professor e engenheiro de profissão, divide o seu tempo entre Angola e o Brasil. “Achei que Angola poderia chorar por mim se o seu filho fugisse à luta”, diz numa excelente entrevista à jornalista Clara Onofre da Global Voices. Mas diz, como é seu timbre, muito mais. Mas mesmo muito mais. Importa, por isso, ler e meditar no muito que este angolano lusófono diz.
Ler artigo
«Não tenho o sentimento de ter feito sacrifícios extraordinários» - 18-Dec-2009 - 12:48
Obreiro na luta de libertação (1956/1975), primeiro-ministro no pós-independência (1975/91) e Presidente da República desde 2001, Pedro Pires disse hoje (sexta-feira) não ter o sentimento de ter feito sacrifícios extraordinários pela causa de Cabo Verde. "Esse percurso não representa muita coisa. Cada um de nós deve ter um sentido na vida e outro de vida. Eu escolhi esse, o de lutar pela independência do meu país, de lutar e participar na construção de um Estado independente.
Ler artigo
Desemprego em Portugal pode causar crise democrática - 2-Dec-2009 - 17:29
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Carlos Azevedo, admitiu que o descontentamento social pode ser uma das consequências do desemprego, que pela primeira vez ultrapassou a barreira dos 10 por cento em Portugal. “Sabemos, de outras fases da história, que as situações de alguma ‘revolução social’ nasceram de circunstâncias de carência e de falta de resposta”, referiu o bispo auxiliar de Lisboa em entrevista à Agência ECCLESIA. As “graves” dificuldades do ponto de vista financeiro e económico estão a causar “problemas sociais”, “dos quais pode mesmo advir uma crise democrática”, considerou D. Carlos Azevedo.
Ler artigo
«Quero ser primeiro-ministro de Cabo Verde» - 14-Nov-2009 - 23:25
Carlos Veiga, primeiro-ministro de Cabo Verde entre 1990-2000, foi reeleito (depois de dez anos) para a presidência do Movimento para a Democracia (MpD) e tem um objectivo claro: candidatar-se à chefia do Governo nas eleições legislativas de 2011. Para Carlos Veiga, está categoricamente encerrado o capítulo presidencial. "Está fora de questão, não me vou candidatar à presidência", disse ao Expresso. Candidato duas vezes a Presidente, perdeu-as para Pedro Pires, líder histórico do PAICV.
Ler artigo
«Em Portugal não me sinto seguro» - 1-Nov-2009 - 12:11
Carlos Contreiras é líder do Partido Republicano de Angola. Pediu asilo a Espanha porque, segundo afirma, o MPLA, partido do presidente José Eduardo dos Santos, tentou matá-lo. Carlos Contreiras nasceu no Bairro Operário, município de Sambizanga, em Luanda, há 43 anos. É doutorado em Ciências Políticas e Económicas pela Universidade de Boston, nos EUA. Jornalista de profissão, fundou o Partido Republicano de Angola, de raiz cristã, que foi legalizado em 1997 pelo Supremo Tribunal de Angola. É casado e tem oito filhos.
Ler artigo
Lula da Silva: «No Brasil, Jesus teria que se aliar a Judas» - 24-Oct-2009 - 12:55
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", que até "Jesus teria de chamar Judas para fazer coligação" se fosse eleito para governar o Brasil. Durante a entrevista, Lula falou também sobre sua candidata, a ministra Dilma Rousseff, e sobre as eleições de 2010. "O dia em que você for acusado, justa ou injustamente, enquanto não for julgado, terá de ser tratado como cidadão normal", disse também o presidente brasileiro.
Ler artigo
«Não é este o Moçambique pelo qual negociei e sonhei» - 9-Aug-2009 - 12:44
O negociador-chefe da RENAMO no processo de paz que em 1992 pôs fim à guerra de 16 anos em Moçambique, Raul Domingos, considera que "o país está longe" do que sonhou quando negociou o fim do conflito. Raul Domingos, expulso da RENAMO em Julho de 2000, dirigiu a delegação deste partido, na altura um movimento de guerrilha, nas negociações com a FRELIMO, partido no poder em Moçambique, visando o Acordo Geral de Paz, assinado em Roma em 1992.
Ler artigo
TGV: Ligação da Galiza a Portugal está dois anos atrasada - 4-Aug-2009 - 12:03
O conselheiro para o Meio-Ambiente, Infra-estruturas e Território da Junta da Galiza disse diz que o prazo para a ligação ferroviária de alta velocidade (TGV) ao Norte de Portugal foi revisto para 2015 e que o traçado galego ainda não está fechado.
Ler artigo

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|