As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 as notícias da lusofonia
Pesquisar

em
Airbnb
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Colunistas
Serafim Marques







Turista não é cego!
- 6-Aug-2012 - 14:52

O que atrai os turistas estrangeiros ao nosso país? Respondendo a muitos inquéritos que têm sido efectuados, dizem que é também um certo exotismo, comparando-nos a um país do terceiro mundo.


Continua...


Uau, Sou Avô!
- 26-Jul-2012 - 18:31

A decrescente natalidade, no nosso país, faz com que os avós sejam uma "espécie em vias de extinção". Por isso, ser "avós" é hoje uma alegria e um sentimento semelhante àqueles quando fomos pais, se não mesmo maior, porque é a realização dum sonho, por vezes julgado quase impossível de realizar, nos tempos modernos, onde a maternidade/paternidade deixou de ser um desejo ou prioridade natural dos jovens adultos casados ou “acasalados”.


Continua...


Pedro, o Grande
- 11-Jul-2012 - 14:46

Apesar de país pequeno, Portugal sempre gerou grandes homens, ao longo da sua história, em várias áreas. A projecção de muitos ultrapassou fronteiras, até porque alguns fizeram carreira em países onde o mérito e o reconhecimento das competências é mais visível e menos sujeita a esta típica inveja lusitana e onde as carraças se colam ao corpo de todos aqueles que ousam mudar o “status quo” instalado, sugando-lhe as energias.


Continua...


Este clima que nos atrofia
- 15-Mar-2012 - 16:02

Num ano de crise, logo o S. Pedro nos deveria também castigar com um Inverno sem chuva, cheio de sol e com temperaturas muito acima da média dum inverno preste a dar lugar à Primavera que, na realidade climática, há muito começou.


Continua...


Morrer, quanto mais tarde melhor?
- 12-Mar-2012 - 16:21

Há tempos, dizia-me o meu cardiologista, ainda jovem e para me sossegar dos meus medos da morte, que há dezasseis anos eu corri o risco de influenciar, negativamente, a estatística da esperança média de vida (EMV), pois o primeiro enfarte agudo do miocárdio que me vitimou poderia ter sido fatal.


Continua...


Os Equívocos do Futebol Português
- 4-Mar-2012 - 22:08

O futebol no nosso país deixou de ser uma actividade de entertenimento e de exercício e prática desportiva para ser uma fonte de alienação e onde muita coisa é permitida.


Continua...


O frio que vem e a chama que rapidamente se apaga
- 4-Mar-2012 - 22:06

Essa vaga de frio também atingiu o nosso país, com temperaturas negativas ou a raiar o zero graus, durante algumas noites e sempre que este tipo de factos ocorrem, logo surge matéria para o espectáculo da caridade, a que as televisões dão relevo, à faltRecentemente, a Europa foi fustigada com nevões e temperaturas baixíssimas que, nalguns países, fizeram centenas de vítimas mortais. a doutros assuntos que vendam mais nos telejornais.


Continua...


Os Agitadores Sociais
- 16-Feb-2012 - 16:47

Há uma nau que foi, nestes últimos anos, navegando sem grande rigor.Fragilizada e desgovernada, não soube prever a tempestade e os mares difíceis para aonde acabou por rumar ou ser empurrada pelos ventos soprados pelos gigantes “Adamastores”.


Continua...


Os Pagamentos com Cartões de Crédito e de Débito
- 6-Feb-2012 - 15:18

Os cartões de débito (multibanco) ou cartões de crédito (Visa) são um modo de pagamento moderno, criado e desenvolvido por influência das modernas tecnologias, tendo os portugueses aderido plenamente, essencialmente ao cartão multibanco (gerido pela SIBS-Sociedade Interbancária de Serviços), pois a ele passaram a estar agregadas variadíssimas operações e que podem ser executadas a qualquer hora e lugar.

Continua...


Os donos das empresas públicas
- 22-Jan-2012 - 0:11

Desde há séculos que o desenvolvimento económico da sociedade assenta na combinação dos recursos naturais, no trabalho, nos capitais e na gestão, gerando a riqueza que tem permitido ao homem investir nas outras ciências e no seu bem estar. A humanidade não teria evoluído se esta combinação não tivesse sido progressivamente adoptada e desenvolvida.


Continua...


Jesus não gosta dos portugueses ?
- 9-Jan-2012 - 19:13

Se o barão Pierre de Coubertin, o percursor do olimpismo da era moderna, viesse ao mundo, ficaria chocado com o que se passa no desporto em geral, mas no futebol em especial, pois este transformou-se num negócio de milhões, tais são os interesses a ele ligados.


Continua...


O Ano de 2012, como será?
- 3-Jan-2012 - 0:08

Hoje em dia e face às medidas de austeridade que foram aplicadas, fala-se muito em pobreza e empobrecimento, generalizando, abusivamente, estes conceitos que até podem ferir a sensibilidade daqueles que são realmente pobres.


Continua...


A Europa que nos prometeram está ameaçada
- 7-Dec-2011 - 19:52

Martirizados pelos efeitos da II Grande Guerra Mundial, alguns países europeus, lançaram os alicerces, em 1950, da criação da União Europeia (UE), enquanto projecto de integração de países da Europa Ocidental e do fortalecimento das democracias nacionais, talvez sugestionados pela organização federalista dos Estados Unidos da América (USA), como grande potência e salvadora da Europa (depois da ajuda militar, seguiu-se o Plano Marshall, cujo plano de ajuda, através de empréstimos financeiros, visava a reconstrução dos países destruídos pela guerra).


Continua...


As facturas das despesas de saúde, a confusão está instalada?
- 12-Nov-2011 - 17:37

Não somos os campeões da evasão fiscal, mas que ela existe no nosso país, em pequena ou grande escala é um facto irrefutável. Se alguns enriquecem com ela, outros servem-se dela ou contribuem para ela em pequenos truques, por exemplo na declaração do IRS apresentada anualmente.


Continua...


As facturas das despesas de saúde, a confusão está instalada?
- 12-Nov-2011 - 17:12

Não somos os campeões da evasão fiscal, mas que ela existe no nosso país, em pequena ou grande escala é um facto irrefutável. Se alguns enriquecem com ela, outros servem-se dela ou contribuem para ela em pequenos truques, por exemplo na declaração do IRS apresentada anualmente.


Continua...


Os Agitadores
- 28-Oct-2011 - 16:12

A democracia é uma doutrina política, por oposição a outras, assente numa forma de governação em que os “gestores da coisa pública” são mandatados pelos cidadãos eleitores, gozando da soberania democrática. Se para muitos cidadãos a sua intervenção demovrática cinge-se às eleições, muitos outros e não só os políticos e governantes, vão expressando opiniões que, assentes no valor da pluralidade, podem ser muito divergentes.


Continua...


Estudar Vale (rá) Sempre a Pena
- 22-Sep-2011 - 16:19

Ele nasceu numa aldeia beirã, onde a economia rural daquele tempo era manifestamente insuficiente para sustentar as famílias, normalmente numerosas naquela década de 50/60 e aquele menino pobre, o segundo duma família de seis irmãos, já foi incluído pela obrigatoriedade do ensino primário a quatro anos, mas perdendo o pai aos sete anos de idade, desde logo prematuramente adquiriu o estatuto de “trabalhador-estudante”, porque muitos eram os dias que tinha que faltar à escola para poder ajudar a mãe nos trabalhos rurais.


Continua...


A Publicidade Perdeu a Ética?
- 2-Sep-2011 - 23:46

O comércio é das actividades mais antigas (iniciado com as trocas directas de bens e serviços) e foi sempre de vital importância para as economias e comunidades pois sem este, como chegariam os bens produzidos até aos interessados em adquiri-los? Não basta produzir, porque se os produtos não entrarem no circuito comercial e da distribuição, não conseguem chegar até ao local de venda e ao consumidor, pelo que não vingarão ou sobreviverão.


Continua...


BPN = Buraco Pago (por) Nós
- 8-Aug-2011 - 22:28

Há decisões cujo resultado final não foi o desejado, pois este só se conhecerá depois de decidida uma das opções que pudessem existir. Foi o caso da opção da nacionalização, por parte do governo PS, do BPN – Banco Português de Negócios, quando foram detectadas irregularidades, em vez da opção de o deixar falir.


Continua...


Os Emigrantes e a Língua Portuguesa
- 2-Aug-2011 - 17:14

Por esta altura do ano, são milhares os emigrantes portugueses que regressam à terra, para matarem saudades e reverem locais e familiares e, com eles, vêm também muitos dos seus descendentes para que estes conheçam a terra dos seus progenitores. É bom assistir, ano após ano e desde que se deu o “boom” da emigração para França essencialmente, à vinda destes compatriotas , com reflexos sócio-económicos importantes.


Continua...




Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos

Voltar

Ver Arquivo




Ligações

Jornais Comunidades

Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO