As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 as notícias da lusofonia
Pesquisar

em
Airbnb
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Colunistas
Welinton Santos



Brasil, Terra de Pro$peridade$

A visita da presidenta Dilma do Brasil no início do próximo ano é muito importante para Cabo Verde. Não somente pela solidez daquele país, mas por futuros acordos.
Brasil será a 6ª maior economia mundial nos próximos meses, ultrapassando o PIB do Reino Unido.


Vários analistas acreditam que o Brasil será a 5ª economia mundial até 2.020, ultrapassando a França, em minha visão o país será a quinta maior potencial mundial bem antes de 2.020, por vários motivos, dentre eles: a forte recessão na Zona do Euro, o endividamento crescente da França provocado pelo aumento da taxa de juros para a rolagem dos títulos públicos e a dificuldade em obter soluções políticas para resolver a crise que assola a Europa, além de outras variáveis.
No mercado global atual é natural a elevação de preços das commodities agrícolas, que beneficia o Brasil por ser um dos maiores produtores mundiais de café, açúcar, soja, carne bovina, carne de frango, laranjas e derivados, tabaco, milho, minério de ferro, aço do planeta. Além disso, estamos presentes no mercado de calçado internacional, couro, moda, aviação, cerveja, artesanato, eletro eletrônicos, frutas tropicais. O Banco Mundial defende o etanol brasileiro como uma das melhores experiências de manejo ambiental entre os países emergentes, na produção de energias renováveis.
O país passa por mudanças radicais em 2011 seremos provavelmente o 4º mercado mundial de cruzeiros marítimos segundo CLIA – Cruise Lines International Association, maior mercado turístico em receitas entre os países emergentes. Somos considerados como o melhor destino para esporte radicais do mundo, segundo a National Geographic, com fortes expectativas para ampliar o posicionamento no mercado mundial turístico em razão dos eventos esportivos futuros.
Moeda forte, boas reservas internacionais (acima dos US$ 350 Bilhões – out/2011), de devedor a credor do FMI e Banco Mundial; PAC, estabilidade econômica, sistema bancário considerado o mais moderno do mundo, o 2º do mundo em caixas eletrônicos para saques e depósitos bancários; eleições democráticas consideradas exemplo para o mundo, bem como a miscigenação de raças, fazem do país, um símbolo de destaque sobre o cenário internacional. Uma verdadeira: “Terra de oportunidade$”.
O Brasil é o 3º mercado mundial de computadores, perde apenas para os EUA e China, o 4º mercado mundial de automóveis, 2ª maior frota de aviões executivos do mundo e a 7ª de helicópteros, sendo que a cidade de São Paulo tem a maior frota de helicópteros e jatos particulares do mundo, além da maior revendedora de Ferrari do mundo e a 2ª de Porsche e Lamborghini. O 4º mercado mundial de celulares (atrás de China, EUA e Rússia).
Transformações sócio-espaciais destacam: a recuperação da indústria imobiliária; a recuperação da indústria naval; o aumento das reservas de petróleo, o incremento da infra-estrutura de apoio ao setor petrolífero; a diminuição da taxa de desemprego (8,5% em março de 2009 para 5,9% em outubro de 2011); a integração de 30 milhões de novos consumidores para as classes C e D, o aumento do volume de cartões de crédito em virtude do crescimento da renda média das famílias; estes são apenas alguns exemplos de prosperidade.
Como o economista britânico Jim O’Neill, criador da sigla Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), afirma que o país é o melhor para investimentos entre os emergentes.
A BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros é a terceira maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado e a segunda das Américas. Com dinamismo tornou-se um dos principais centros financeiros internacionais.


Com maior volume de tempo em acessos da internet no mundo, os brasileiros através das redes sociais estão provocando desenvolvimentos sócio-culturais e econômicos, reflexos da melhoria dos sistemas de comunicação e interatividade no país.
Além disso, temos uma das maiores biodiversidades, 1/7 de toda água potável do planeta, a maior área agriculturável disponível do mundo e grande reserva de minerais. Este cenário identifica oportunidades reais de desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, o Brasil é “TERRA DE PROSPERIDADE$”.

Welinton dos Santos

Economista e Palestrante



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos

Voltar

Ver Arquivo




Ligações

Jornais Comunidades

Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO