As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
CIA usou espaço aéreo para transportar terroristas
- 17-Jan-2012 - 7:12

A CIA, serviço de inteligência dos Estados Unidos, terá utilizado o espaço aéreo cabo-verdiano para transportar, ilegalmente, supostos terroristas envolvidos no ataque de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. A denúncia chega de duas organizações de direitos humanos norte-americanas, a Reprieve e a Access Info Europe, citadas pela agência de notícias Associated Press.

As duas organizações acusam os EUA de terem efectuado voos secretos com supostos terroristas utilizando a FIR de diversos países europeus e africanos, e Cabo Verde está na lista. A Reprieve e a Access Info Europe solicitaram aos Estados desses países esclarecimentos sobre esses voos, mas, segundo a Associated Press, pelo menos 13 países da União Europeia – Portugal, Áustria, França, Itália, Letónia, Roménia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Bulgária, República Checa, Estónia e Eslovénia – recusaram dar informações sobre os voos secretos que transportaram centenas de suspeitos de terrorismo detidos pela CIA no estrangeiro para a base militar dos EUA em Guantánamo, no âmbito das operações pós-atentados de 11 de Setembro de 2001.

Cabo Verde, conforme relata a AP, citando as duas organizações de direitos humanos dos EUA, nem sequer respondeu à solicitação, sucedendo o mesmo com o Azerbeijão, Albânia, Geórgia, Islândia, Turquia, Rússia e Canadá. A eurocontrol, regulador do tráfego aéreo com sede em Bruxelas, também ficou em silêncio. O Governo de Cabo Verde, da sua parte, afirmou esta semana desconhecer o pedido de esclarecimentos da Reprieve e Access Info Europe. “Não temos uma informação clara, vimos só na imprensa. Não temos uma informação detalhada sobre isso. É isso que estamos a tentar investigar. Se há uma notícia na imprensa, temos de procurar saber os fundamentos”, afirmou à agência Lusa o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, sem avançar mais informações. A 19 de Dezembro de 2011, a agência norte-americana Associated Press noticiou que Cabo Verde não respondeu ao pedido das associações Reprieve e Access Info Europe que solicitavam informações sobre os voos secretos da CIA que transportaram suspeitos de terrorismo após os ataques de 11 de Setembro. Um caso que, desde que foi despoletado, tem provocado muita celeuma na Europa, com os governos dos Estados-membros a serem colocados contra a parede pelos partidos da oposição por alegada cumplicidade no transporte ilegal de suspeitos de terrorismo contra os EUA.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem