As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 as notícias da lusofonia
Pesquisar

em
Airbnb
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Colunistas
Fernando Cruz Gomes



A guerra do Iraque já é comparada à do Vietnam

Ser Kennedy tem, ainda, nos Estados Unidos, alguma vantagem. Dá, pelo menos, a possibilidade de se dizerem coisas… que outros não poderiam. E que, mesmo que o pudessem, talvez preferissem ficar calados.

Há dias, num discurso no Centro de investigação Brookings Institution, em Washington, Ted Kennedy afirmou que "o Iraque é o Vietname de George W. Bush" e defendeu que os Estados Unidos precisam de "um novo presidente". Se tivermos em linha de conta que a afirmação vem de um senador democrata, poder-se-á pensar não se tratar mais do que uma “operação política”. Só que este Kennedy, com o peso que o nome familiar lhe dá, veio dizer algo do que muitos norte-americanos – e muito mais estrangeiros – já pensam.

E de tal maneira que o próprio secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, teve de fazer, logo a seguir, o que os jornalistas já chamam “uma incursão inesperada” na campanha eleitoral para as presidenciais de Novembro, atacando, naturalmente, aquele senador. Powell foi afirmando, desde logo, que o senador democrata devia ser "mais contido e prudente" quando fala do Iraque, já que os Estados Unidos estão "em guerra".

Powell defendeu, naturalmente, o “seu” presidente e o “seu” Partido. Não pode é esquecer – como, anteriormente, lembrara Ted Kennedy – que “ao partir para a guerra no Iraque com pretextos falaciosos e ao descurar a verdadeira guerra contra o terrorismo, o presidente Bush deu à Al-Qaida dois anos - dois anos inteiros - para se reagrupar e reposicionar nas regiões fronteiriças do Afeganistão". Frase que, de facto, define algo parecido com uma tragédia, face ao que se está a ver um pouco por todo o mundo.

Esta tomada de posição de Kennedy ocorreu depois de a coligação no Iraque ter enfrentado num fim de semana os combates mais mortíferos desde o derrube do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein, a 9 de Abril de 2003. A verdade é que Ted Kennedy censura, desde há muito, a política externa e de defesa da administração Bush e da maioria republicana no Congresso, acusando-os de porem os Estados Unidos "em perigo".

Uma outra voz que ultimamente se levanta contra o estado de coisas que decorrem no Iraque é a do antigo chefe de desarmamento das Nações Unidas, Hans Blix. Para já, insiste que a única solução no Iraque é a ONU assegurar a transição em vez dos Estados Unidos cuja ocupação é sentida como “uma humilhação”. Para ele, “a ocupação foi um erro" e os iraquianos acham que se trata de “uma humilhação que contribui para o terrorismo".

Blix foi insistindo, ainda, que Bush e Blair “não tiveram sentido crítico” e “deveriam ter sido prudentes nas suas declarações” quando afirmaram que Saddam Hussein (o deposto presidente iraquiano) possuía armas de destruição maciça que não foram encontradas".

C.G.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos

Voltar

Ver Arquivo




Ligações

Jornais Comunidades

Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO